A tintura de Dente de Leão (Taraxacum officinale) é indicada para cálculo biliar, redução do volume urinário (oligúria), problemas relativos ao aumento de colesterol e hepáticos, cirrose e prisão de ventre.
Tintura Dente de Leão 30ml - Tratamento de Problemas no Fígado e Pâncreas
A tintura de Dente de Leão (Taraxacum officinale) é indicada para cálculo biliar, redução do volume urinário (oligúria), problemas relativos ao aumento de colesterol e hepáticos, cirrose e prisão de ventre.
- Descrição
- Modo de usar
- Composição
- Referências
- Advertências
Indicações da Tintura de Dente de Leão:
• Reduz o colesterol “ruim”;
• Excelente anti-inflamatória;
• Ricos em antioxidantes, neutralizando os radicais livres;
• Ajuda na saúde do fígado / hepática;
• Tem ação antimicrobiana, combate bactérias e tem ação efetiva contra infecções por estafilococos e intoxicações alimentares causadas por bactérias, vírus, parasitas ou toxinas.
O que é Tintura?
As tinturas são extratos concentrados com álcool e plantas medicinais, é uma solução líquida que permite que as ervas e suas propriedades sejam armazenadas. São extratos ricos em fitoquímicos.
A quantidade de álcool ingerida em cada dose é extremamente pequena, portanto não há riscos envolvidos em seu consumo. Confira mais informações na posologia.
Tintura vegetal é uma forma simples, eficiente e acessível que pode fazer a diferença para melhorar sua saúde.
Benefícios da Tintura Dente de Leão:
Reduz o colesterol
O colesterol alto é um dos principais contribuintes para as doenças coronárias. Essa substância cerosa pode se acumular nos vasos sanguíneos, fazendo com que as artérias se tornem endurecidas e estreitas e dificultando o fluxo do sangue.
Mudar sua dieta é uma das maneiras mais fáceis de prevenir o colesterol alto. Além de limitar a ingestão de alimentos processados, incluir mais alimentos integrais, como frutas e vegetais, pode ajudar a reduzir o colesterol.
A raiz do dente-de-leão também demonstrou reduzir os níveis de colesterol. Em um estudo , coelhos foram alimentados com uma dieta rica em colesterol e suplementada com raiz de dente de leão. O dente-de-leão levou a uma redução do colesterol total, triglicerídeos e colesterol LDL ruim, bem como a um aumento do colesterol HDL benéfico.
Rico em antioxidantes
Os radicais livres são compostos que se formam em seu corpo como resultado da poluição, estresse, e dietas com baixo índice nutricional.
Com o tempo, o acúmulo de radicais livres pode levar a danos celulares e doenças crônicas. Os antioxidantes podem ajudar a neutralizar esses compostos prejudiciais e reduzir o risco de doenças como doenças cardíacas e câncer.
Estudos mostram que a raiz do dente-de-leão é especialmente rica em antioxidantes, o que pode ser responsável por seus muitos benefícios potentes para a saúde.
Ajuda na saúde do fígado
O fígado é nosso grande órgão “filtrador”, é através dele que as toxinas são metabolizadas, o que impede que atrapalhem o bom funcionamento de nosso corpo.
A tintura de dente-de-leão beneficia o fígado, ajudando a protegê-lo e mantê-lo funcionando de maneira eficaz. Um estudo realizado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição da Universidade Nacional de Chonnam, na República da Coréia, mostrou que o extrato de Taraxacum officinale evitou danos ao fígado causados pela toxicidade do álcool em células do fígado e camundongos. Esses efeitos protetores são provavelmente devido à quantidade de antioxidantes encontrados na raiz do dente-de-leão, bem como sua capacidade de prevenir danos às células.
Dente de Leão combate microorganismos e bactérias ruins
Além de seus muitos outros benefícios à saúde, a raiz do dente-de-leão também possui propriedades antimicrobianas que podem ajudar a interromper o crescimento de bactérias causadoras de doenças.
Um estudo na Irlanda publicado na Phytotherapy Research mostrou que a raiz do dente-de-leão era especialmente eficaz contra certas cepas de bactérias responsáveis por infecções por estafilococos e doenças transmitidas por alimentos.
Embora mais pesquisas sejam necessárias, a raiz do dente-de-leão pode ser um método natural útil para combater infecções bacterianas, como as causadas por estafilococos e intoxicações alimentares causadas por bactérias, vírus, parasitas ou toxinas.
Contraindicações do Dente de Leão:
O uso é contraindicado para pessoas com gastrite, e úlcera gastroduodenal por estimular a secreção gástrica, cálculos biliares, obstrução dos ductos biliares e do trato intestinal.
Pode causar efeito diurético, dessa maneira não é recomendada para indíviduos hipertensos sem orientação médica.
Posologia da Tintura de Dente de Leão:
Ingerir de 15 a 20 gotas diluídas em aproximadamente meio copo de água 2x vezes ao dia.
Ou conforme recomendação nutricional / médica Tintura Hidroalcoólica de Dente de Leão 30ml.
Dica do especialista nutricionista Dr. Luciano Bruno (pós-doutor pela Cornell University)
“Uso a tintura de Dente de Leão como auxiliar no controle da inflamação e para diminuir a distensão abdominal; uso 3 a 4 vezes por dia de 10 a 30 gotas (diluídas em 100 ml de água). Tudo na vida é uma somatória do que fazemos, faço várias estratégias anti-inflamatórias ao longo do dia, no final tenho ótimos resultados.”
Luciano é portador de doença autoimune (espondilite anquilosante) e há anos está em remissão (sem manifestação dos sintomas).
Composição:
Tintura Hidroalcoólica de Dente de Leão 30ml.
Referências
Choi, U. K., Lee, O. H., Yim, J. H., Cho, C. W., Rhee, Y. K., Lim, S. I., & Kim, Y. C. (2010). Hypolipidemic and antioxidant effects of dandelion (Taraxacum officinale) root and leaf on cholesterol-fed rabbits. International journal of molecular sciences, 11(1), 67–78. https://doi.org/10.3390/ijms11010067
Obrenovich, M. E., Li, Y., Parvathaneni, K., Yendluri, B. B., Palacios, H. H., Leszek, J., & Aliev, G. (2011). Antioxidants in health, disease and aging. CNS & neurological disorders drug targets, 10(2), 192–207. https://doi.org/10.2174/187152711794480375
You, Y., Yoo, S., Yoon, H. G., Park, J., Lee, Y. H., Kim, S., Oh, K. T., Lee, J., Cho, H. Y., & Jun, W. (2010). In vitro and in vivo hepatoprotective effects of the aqueous extract from Taraxacum officinale (dandelion) root against alcohol-induced oxidative stress. Food and chemical toxicology : an international journal published for the British Industrial Biological Research Association, 48(6), 1632–1637. https://doi.org/10.1016/j.fct.2010.03.037
Kenny, O., Brunton, N. P., Walsh, D., Hewage, C. M., McLoughlin, P., & Smyth, T. J. (2015). Characterisation of antimicrobial extracts from dandelion root (Taraxacum officinale) using LC-SPE-NMR. Phytotherapy research : PTR, 29(4), 526–532. https://doi.org/10.1002/ptr.5276
Advertências:
1. Nunca compre medicamentos sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
6.1. Manter em geladeira caso esteja indicado no rótulo.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica.
10. Medicamentos em cápsulas não podem ser partidos ou mastigados.
11. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos sem orientação médica.
12. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipertensos sem orientação médica.
13. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
Venda mediante prescrição do profissional habilitado.
"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista".
* A Farmácia Sempre Viva é uma farmácia de manipulação, logo, os produtos anunciados neste site serão produzidos sob encomenda e serão postados na transportadora em até 5 dias úteis após a confirmação do pagamento.
"O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto" RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.
Caso tenha alguma dúvida, converse com a farmacêutica!
Saiba mais: remédio para gordura no fígado