Magnésio Treonato 350mg Maior Cognição e Memória + Associações
Um suplemento para melhorar a memória e cognição.
2x R$ 37,25
Ou R$ 72,27Mensagem
✕Bacopa Monnieri é uma erva fitoterápica utilizada para ajudar vários problemas de saúde mental como doença de Alzheimer, perda de memória, ansiedade, sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Bacopa Monnieri é uma erva fitoterápica utilizada para ajudar vários problemas de saúde mental como doença de Alzheimer, perda de memória, ansiedade, sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Bacopa ajuda a regular a produção de dopamina e serotonina e também funciona para melhorar naturalmente a condição do estresse, sendo uma erva adaptógena. É uma erva utilizada há milênios na tradicional medicina Indiana (Ayurveda), sendo considerada nesta medicina como a deusa do aprendizado. A Bacopa Monnieri é também conhecida como Brahmi.
Diferente dos medicamentos sintéticos utilizados para estes fins, estudos sugerem que a bacopa não vicia, pode melhorar a memória, reduzir a ansiedade e a depressão e apoiar o foco, a atenção, e o aprendizado; tudo isso baixíssimo risco de efeitos colaterais.
Bacopa Monnieri é considerada uma smart drug, ou seja, um nootrópico que aumenta nossa capacidade de memória, concentração e retenção de informação.
• Melhora a memória;
• Melhora da função cognitiva - com aumento a velocidade de captura e processamento de uma informação;
• Aumenta a capacidade de aprendizado e concentração;
• Déficit cognitivo leve: perda de memória e capacidade de raciocínio e concentração;
• Possui capacidade anti-inflamatória e antioxidante;
• Indicado para a proteção do intestino e do estômago, ajudando na síndrome do intestino irritável;
• Auxiliar no tratamento de bronquite e epilepsia.
Efeito anti-inflamatório, já que toda doença degenerativa em nosso cérebro começa com um quadro de inflamação.
Efeito antioxidante, a Bacopa tem a capacidade de aumentar a glutationa (potente antioxidante) no córtex pré frontal em ratos. A suplementação com NAC potencializa também a glutationa no corpo.
A Bacopa ainda possui efeito anti-colinesterase, ao impedir a degradação do neurotransmissor da memória - a acetilcolina.
Diversos estudos apontam que a Bacopa Monnieri pode ajudar a melhorar a memória, a atenção e a capacidade cognitiva.
Pesquisas realizadas em camundongos mostraram que a suplementação com Bacopa melhorou significativamente o aprendizado espacial, a capacidade de absorver informações e a habilidade em aprender coisas novas rapidamente. Foi possível também verificar o aumento do comprimento e do número de ramificações dendríticas (os dendritos são partes das células nervosas do cérebro ligadas diretamente ao aprendizado e memória).
Um estudo de 12 semanas realizado no Laboratório de Neuropsicologia da Escola de Ciências Biofísicas e Engenharia Elétrica na Austrália, em adultos saudáveis, observou que ao ingerir 300 mg de Bacopa monnieri diariamente houve uma melhora significativa na velocidade de processamento de informações visuais, na taxa de aprendizado e memória, em comparação com o tratamento com placebo.
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) geralmente se desenvolve na infância e é uma condição crônica caracterizada pela dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Bacopa Monnieri pode ajudar a reduzir os sintomas de TDAH.
Estudos realizados em 31 crianças de 6 a 12 anos descobriu que ao ingerir 225 mg de extrato de Bacopa diariamente por 6 meses foi possível reduzir significativamente os sintomas de TDAH, como inquietação, falta de autocontrole, desatenção e impulsividade em 85% das crianças.
Outro estudo em 120 crianças com TDAH verificou que ao tomar uma mistura de ervas que continha 125 mg de Bacopa Monnieri notou-se uma melhora na atenção, na cognição e no controle de impulsos, em comparação com o grupo placebo.
Dessa forma a utilização de Bacopa para os sintomas de TDAH faz-se útil uma vez que ele cria uma sensação de calma e paz, excelente para as tendências hiperativas e impulsivas de pessoas com TDAH. Ele também tem uma capacidade única de revigorar os processos mentais, reduzindo os efeitos do estresse e ansiedade nervosa, que é uma combinação perfeita para as dificuldades de atenção de um sofredor de TDAH.
Embora essas descobertas sejam promissoras, são necessários mais estudos em larga escala examinando os efeitos da Bacopa monnieri no TDAH antes que ela possa ser recomendada como tratamento.
Bacopa monnieri ajuda a prevenir o estresse e a ansiedade, elevando o humor e reduzindo os níveis de cortisol. Estudos sugerem que a Bacopa pode ajudar a alterar a atividade de certas enzimas envolvidas na resposta ao estresse, levando o cérebro a funcionar melhor quando está sob efeito do estresse.
Pesquisas em animais publicadas pelo Sistema de Saúde da Universidade de Michigan mostram os efeitos positivos de Bacopa no cérebro, incluindo a redução da depressão e da ansiedade. Esses efeitos muito positivos no sistema nervoso foram atribuídos bioquimicamente a um aumento dos efeitos dos neurotransmissores acetilcolina, serotonina e GABA.
Em um estudo realizado no Central Drug Research Institute na Índia em animais mostrou que um extrato padronizado de Bacopa monnieri protegeu com sucesso contra o estresse agudo e crônico. Outro estudo feito por 35 pessoas, ingerindo 30 ml de xarope de Bacopa diariamente, dividido em duas doses, foi constatado uma redução significativa da ansiedade e da fadiga mental.
Esses ensaios usaram pequenas populações de estudo, portanto, mais pesquisas são necessárias para estabelecer uma ligação clara entre Bacopa e baixos níveis de estresse.
A doença de Alzheimer é um distúrbio cerebral que causa progressivamente perda de memória, demência e mortalidade precoce.
Bacopa monnieri pode ser um grande aliado para a melhora dos sintomas dessas doenças, protegendo as células de danos ao DNA nos centros de memória do cérebro. Segundo a Alzheimer's Drug Discovery Foundation, o uso de Bacopa pode ser promissor para a prevenção da demência associada à doença de Alzheimer.
Bacopa monnieri possui compostos ativos chamados bacosídeos que demonstraram ter poderosos efeitos antioxidantes, especialmente no cérebro.
Antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger contra danos celulares causados por moléculas potencialmente nocivas chamadas radicais livres. Pesquisas sugerem que os danos causados pelos radicais livres estão ligados a muitas condições crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer. Inúmeros estudos em animais mostraram que Bacopa monnieri é um eliminador de radicais livres eficaz no cérebro.
Um estudo descobriu que 250 mg de Bacopa administrados diariamente a ratos diabéticos aumentaram as enzimas antioxidantes, como glutationa, superóxido e catalase, ajudando a melhorar as defesas do corpo contra o estresse oxidativo. Porém não se pode dizer se os humanos podem alcançar o mesmo resultado.
Os antioxidantes também podem ajudar a diminuir a inflamação no corpo. Um estudo de 2012 descobriu que os produtos químicos vegetais em Bacopa diminuíram proteínas inflamatórias chamadas citocinas no cérebro, melhorando a função cognitiva.
Em estudos em tubo de ensaio, Bacopa monnieri pareceu suprimir a liberação de citocinas pró-inflamatórias, que são moléculas que estimulam uma resposta imune inflamatória. Além disso, em estudos em tubo de ensaio e em animais, inibiu enzimas, como ciclooxigenases, caspases e lipoxigenases – todas as quais desempenham papéis importantes na inflamação e na dor.
A pressão alta é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, é uma doença que causa sérios problemas de saúde, sobrecarregando os vasos sanguíneos e o coração.
Pesquisas sugerem que o uso de Bacopa monnieri pode contribuir para a manutenção da pressão arterial normal. Estudos do Journal of Ethnopharmacology, concluem que, de acordo com pesquisas, alguns componentes de Bacopa monnieri podem ser eficazes na redução natural da pressão arterial.
Em um estudo em animais, Bacopa monnieri reduziu os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica, a partir da liberação de óxido nítrico (é possível potencializar este efeito utilizando as cápsulas para estimulação de óxido nítrico), que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, resultando em melhor fluxo sanguíneo e pressão arterial mais baixa. Outro estudo mostrou que Bacopa reduziu significativamente os níveis de pressão arterial em ratos com níveis elevados, mas não teve efeito em ratos com níveis normais de pressão arterial.
Porém, um estudo de 12 semanas em 54 idosos saudáveis revelou que ao ingerir 300 mg de Bacopa monnieri diariamente não obteve efeitos sobre os níveis de pressão arterial. Com base em estudos atuais, Bacopa monnieri pode reduzir a pressão arterial em animais com níveis elevados de pressão arterial. Contudo, mais pesquisas em humanos são necessárias para confirmar esses efeitos.
Bacopa monnieri pode melhorar a saúde intestinal, reduzir os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII) e curar úlceras estomacais.
Em um estudo com 169 pacientes com síndrome do intestino irritável (SII), a bacopa em combinação com o bael indiano reduziu os sintomas em 65% dos pacientes. As pessoas que sofriam da forma diarreica da SII experimentaram a maior melhora.
Bacopa também relaxou os músculos lisos do intestino em estudos com animais. Isso pode reduzir os espasmos, que são comuns na SII.
Bacopa também pode ajudar a controlar e curar úlceras estomacais. Em estudos com ratos, o extrato de bacopa curou úlceras estomacais, provavelmente fortalecendo o revestimento da membrana mucosa do estômago.
Apenas um ensaio clínico e alguns estudos em animais investigaram os efeitos da Bacopa na SII e outros problemas digestivos, logo as evidências para apoiar seus benefícios são insuficientes. Mais pesquisas clínicas são necessárias.
A epilepsia ocorre quando há um mal funcionamento do cérebro, causado pela emissão de sinais, descargas ou impulsos elétricos incorretos.
Embora pouca ou nenhuma pesquisa em humanos tenha sido feita, há uma infinidade de pesquisas em animais que sugerem que a Bacopa monnieri pode ser um tratamento natural para a epilepsia.
Esses estudos descobriram que o tratamento com Bacopa regula a expressão gênica, ajuda a corrigir a recepção defeituosa de células cerebrais e ajuda a aumentar as respostas de GABA.
Todos esses resultados são um bom sinal de que o comprometimento cognitivo e a atividade convulsiva causados pela epilepsia podem ser potencialmente aliviados com Bacopa monnieri.
Bacopa monnieri pode conter propriedades anticancerígenas. Em estudos em tubo de ensaio e em animais, Bacopa demonstrou bloquear o crescimento e a disseminação de células cancerígenas, porém ainda são necessárias pesquisas em humanos para confirmar esses efeitos.
Em estudos em tubos de ensaio, os Bacosídeos demonstraram matar células tumorais cerebrais agressivas e inibir o crescimento de células cancerígenas de mama e cólon, além de induzir a morte de células de câncer de pele e mama em estudos com animais e tubos de ensaio.
Pesquisas sugerem que os altos níveis de antioxidantes e compostos como bacosídeos em Bacopa monnieri podem ser responsáveis por suas propriedades de combate ao câncer. Até que haja mais estudos humanos sobre Bacopa monnieri e câncer, não pode ser recomendado como tratamento.
São raros os efeitos colaterais Bacopa monnieri, mas pode causar efeitos colaterais como náuseas, dores de estômago, inchaço, diarreia, aumento dos movimentos intestinais, boca seca e fadiga.
O uso de fitoterápicos como a Bacopa Monnieri é a cereja em cima do bolo, ou seja, você precisa fazer sua parte - tomando uma visão integrada do seu corpo e mente.
Então você precisa ter qualidade no seu sono (Fitomelatonina, ProSleep e Triplo Magnésio podem te ajudar), ter uma alimentação rica em nutrientes com menor quantidade de processados e industrializados possível, fazer atividade física e gerenciar o estresse e emoções (Pinetonina, Zembrin e Relora podem te ajudar).
É bom ressaltar (2x) os estudos feitos com a Bacopa Monnieri provaram os benefícios de seu uso, a partir do uso de 12 semanas, ou seja, 3 meses. A dose da Bacopa variou de 250 a 600 mg / dia.
Associações: você pode associar a Bacopa Monnieri com outros suplementos para melhorar a memória, foco e concentração como o Brain Factor-7, Magtein ou Magnésio Treonato.
Bacopa pode aumentar a acetilcolina e, portanto, pode diminuir o efeito de medicamentos anticolinérgicos ou aumentar os efeitos adversos de medicamentos colinérgicos que aumentam a acetilcolina (por exemplo, medicamentos para glaucoma ou doença de Alzheimer).
Bacopa pode aumentar os níveis dos hormônios tireoidianos; especialmente o T4, neste caso é necessário acompanhamento médico.
Bacopa pode alterar os níveis sanguíneos de medicamentos metabolizados pelo sistema do citocromo P450 (por exemplo, varfarina, alguns bloqueadores dos canais de cálcio, medicamentos anticonvulsivantes).
Tomar até 2 doses ao dia dia após as refeições ou conforme recomendação de profissional habilitado.
Bacopa Monnieri extrato seco 250 mg
Padronizado em 30% de bacosídeos
Stough, C., Lloyd, J., Clarke, J., Downey, L. A., Hutchison, C. W., Rodgers, T., & Nathan, P. J. (2001). The chronic effects of an extract of Bacopa monniera (Brahmi) on cognitive function in healthy human subjects. Psychopharmacology, 156(4), 481–484. https://doi.org/10.1007/s002130100815
Rao, C. V., Sairam, K., & Goel, R. K. (2000). Experimental evaluation of Bocopa monniera on rat gastric ulceration and secretion. Indian journal of physiology and pharmacology, 44(4), 435–441. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11214498/
Paulose, C. S., Chathu, F., Khan, S. R., & Krishnakumar, A. (2008). Neuroprotective role of Bacopa monnieri extract in epilepsy and effect of glucose supplementation during hypoxia: glutamate receptor gene expression. Neurochemical research, 33(9), 1663–1671. https://doi.org/10.1007/s11064-007-9513-8
Krishnakumar, A., Nandhu, M. S., & Paulose, C. S. (2009). Upregulation of 5-HT2C receptors in hippocampus of pilocarpine-induced epileptic rats: antagonism by Bacopa monnieri. Epilepsy & behavior : E&B, 16(2), 225–230. https://doi.org/10.1016/j.yebeh.2009.07.031
Mathew, J., Balakrishnan, S., Antony, S., Abraham, P. M., & Paulose, C. S. (2012). Decreased GABA receptor in the cerebral cortex of epileptic rats: effect of Bacopa monnieri and Bacoside-A. Journal of biomedical science, 19(1), 25. https://doi.org/10.1186/1423-0127-19-25
Rastogi, M., Ojha, R. P., Prabu, P. C., Devi, B. P., Agrawal, A., & Dubey, G. P. (2012). Prevention of age-associated neurodegeneration and promotion of healthy brain ageing in female Wistar rats by long term use of bacosides. Biogerontology, 13(2), 183–195. https://doi.org/10.1007/s10522-011-9367-y
Menon, B. R., Rathi, M. A., Thirumoorthi, L., & Gopalakrishnan, V. K. (2010). Potential Effect of Bacopa monnieri on Nitrobenzene Induced Liver Damage in Rats. Indian journal of clinical biochemistry : IJCB, 25(4), 401–404. https://doi.org/10.1007/s12291-010-0048-4
Rauf, K., Subhan, F., Al-Othman, A. M., Khan, I., Zarrelli, A., & Shah, M. R. (2013). Preclinical profile of bacopasides from Bacopa monnieri (BM) as an emerging class of therapeutics for management of chronic pains. Current medicinal chemistry, 20(8), 1028–1037. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23210787/
Kamkaew, N., Scholfield, C. N., Ingkaninan, K., Maneesai, P., Parkington, H. C., Tare, M., & Chootip, K. (2011). Bacopa monnieri and its constituents is hypotensive in anaesthetized rats and vasodilator in various artery types. Journal of ethnopharmacology, 137(1), 790–795. https://doi.org/10.1016/j.jep.2011.06.045
Raghav, S., Singh, H., Dalal, P. K., Srivastava, J. S., & Asthana, O. P. (2006). Randomized controlled trial of standardized Bacopa monniera extract in age-associated memory impairment. Indian journal of psychiatry, 48(4), 238–242. https://doi.org/10.4103/0019-5545.31555
1. Nunca compre medicamentos sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento coma o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
6.1. Manter em geladeira caso esteja indicado no rótulo.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica.
10. Medicamentos em cápsulas não podem ser partidos ou mastigados.
11. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos sem orientação médica.
12. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipertensos sem orientação médica.
13. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
Venda mediante prescrição do profissional habilitado.
"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista".
* A Farmácia Sempre Viva é uma farmácia de manipulação, logo, os produtos anunciados neste site serão produzidos sob encomenda e serão postados na transportadora em até 5 dias úteis após a confirmação do pagamento.
"O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito o direito à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto" RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Bacopa Monnieri, converse com a farmacêutica!